segunda-feira, 18 de maio de 2015

Trabalho das Terceiras/ Segundo Bimestre

Compostos orgânicos e a alimentação


Para o segundo bimestre teremos o trabalho envolvendo a alimentação e para estimular as turmas começamos com uma aula destinada aos alimentos e fizemos um grande lanche comunitário onde cada grupo ficou encarregado de trazer um alimento representando um grupo alimentar, inclusive a professora que ficou encarregada da glicose.
Após a degustação temos a parte mais difícil, falar sobre os alimentos que ingerimos, assim, quero que cada grupo siga as seguintes etapas:

1-) Pesquisar o tema do grupo e determinar sua importância na alimentação diária e os possíveis perigos a saúde sobre a falta ou excesso de consumo do mesmo.
2-) Apresentar alguns compostos orgânicos diretamente envolvidos com os alimentos em questão ( só os principais).
3-) Preparar uma apresentação de no máximo 10 minutos usando mídia digital obrigatoriamente. Caso o grupo necessite de caixa de som favor avisar a professora.
4-) Lembrar de enviar um relatório constando o que cada membro do grupo fez durante a execução do trabalho. É importante que as tarefas sejam bem divididas.
5-) As datas de apresentação serão marcadas em cada turma separadamente.

Email de contato da professora: mbichopapao@hotmail.com 

Divirtam-se,
Professora Márcia Antônia.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Trabalho das Primeiras 2015


Trabalho das 1as Ensino Médio/2015

Trabalho sobre as Reações Químicas


Experiências


1-)A sala irá se dividir em grupos de no máximo 6 pessoas.

2-) Cada grupo deverá pesquisar e selecionar uma experiência envolvendo uma reação química onde apareça:(1) liberação de gás e/ou (2) liberação de calor e/ou (3) mudança de cor.

3-) A experiência selecionada deverá passar pela aprovação da professora de Química antes de b ser executada.

4-) Cada grupo deverá testar a experiência com antecedência, para que não haja problemas de última hora.

5-) As experiências deverão ser apresentadas para a sala, as apresentações acontecerão na última quinzena de Abril/2015 e deverão ser registradas através de fotos ou filmagens que serão enviadas a professora de Química.

6-) Após as apresentações cada grupo enviará um relatório para o email da professora constando o que cada membro do grupo fez durante a execução do trabalho. (mbichopapao@hotmail.com)



quarta-feira, 18 de março de 2015

Trabalho do 1o Bimestres dos Terceirões


Trabalho do 1o Bimestres dos Terceirões



Durante o primeiro bimestre as turmas do Terceiro ano irão se dividir em grupos e farão um modelo de um composto orgânico que será apresentado para a sala conforme calendário de apresentações . Segue as informações necessárias para o desenvolvimento deste trabalho:

1-) O grupo deverá construir uma maquete de isopor ou outro material adequado, obedecendo o desenho escolhido no livro didático em sala de aula. A maquete deve conter o nome do composto e também a identificação do grupo e sala responsável por sua confecção.
2-) Cada grupo fará uma pesquisa sobre o composto escolhido, dando preferência aos seguintes itens:
* O que é o composto?
* Qual sua utilidade ?
* De que maneira afeta nosso dia a dia?
* Tem propriedades tóxicas?
* Curiosidades
3-) A apresentação obrigatoriamente será feita através de data show, havendo necessidade de caixa de som o grupo deverá comunicar a professora.
Se for possível apresentar uma amostra do composto.

OBS.:Cada grupo deverá dividir as tarefas necessárias a realização do trabalho, e até o final das apresentações deverão enviar um relatório descrevendo como essas tarefas foram concluídas e por quem, este relatório deverá ser enviado parambichopapao@hotmail.com 

Bom trabalho a todos, o calendário será postado assim que forem confirmadas as datas com o Professor de informática.
Até mais,

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Trabalho sobre a Lei de Hess - 2as EM

Trabalho sobre a Lei de Hess - 2as EM

Este trabalho é proposto aos alunos do 2o ano do EM matutino e vespertino para ser feito como segue:

1-) Pode ser feito em duplas ou individual.
2-) Deve ser entregue até o próximo dia 26/11/2014 em mãos.
3-) As resoluções devem constar da folha de resposta a ser entregue.
DISCIPLINA:  QUÍMICA
PROFESSOR:  MÁRCIA ANTONIA                /2º _____Ensino Médio                           NOTA:
ALUNO: ___________________________________________________________
Brusque, _____ de ___________________________ de 2014.

Avaliação 4º Bimestre
Obs:Respostas a caneta e sem rasuras, questões rasuradas serão
 anuladas.Todos os cálculos devem constar da folha de prova.

1-) Cerca de 90% do ácido nítrico, principal matéria-prima dos adubos à base de
nitratos, são obtidos pela reação de oxidação da amônia pelo O2, em presença de catalisador-platina com 5% a 10% de paládio ou de ródio (ou de ambos) - a uma temperatura de 950°C. A reação é representada pela equação:

6 NH3(g) + 9 O2(g)       2 HNO3(g) + 4 NO(g) + 8 H2O(g).
Essa reação ocorre nas seguintes etapas:
I – 6 NH3(g) + 15/2 O2(g)       6 NO(g) + 9 H2O(g)                       ∆H = -1359 kJ
II – 3 NO(g) + 3/2 O2(g)          3 NO2(g)                                      ∆H = - 170 kJ
III – 3 NO2(g) + H2O(g)         2 HNO3(g) + NO(g)                        ∆H = - 135 kJ

Com base nas informações relativas às três etapas envolvidas na produção de ácido nítrico, calcule,em KJ, a variação de entalpia correspondente à síntese de um mol desse ácido.

2-) Considere o Benzeno (C6H6) pode ser obtido a partir de hexano (C6H14) por reforma catalítica. Considere as reações de combustão:

H2(g)    +    ½ O2(g)        ---->    H2O(l)                                     ΔH = -286 KJ/mol
C6H6(l)  +  15/2 O2(g)   ---->   6CO2(g) +   3H2O(l)             ΔH = -3268 KJ/mol
C6H14(l)  +   19/2 O2(g)  -----> 6CO2(g) + 7H2O(l)                   ΔH = -4163 KJ/mol

Pode-se então afirmar que na formação de 1 mol de benzeno, a partir do hexano, há:
a.     Liberação de 249 KJ
b.    Absorção de 249 KJ
c.     Liberação de 609 KJ
d.    Absorção de 609 KJ
e.    Liberação de 895 KJ

3-) Um passo do processo de produção de ferro metálico, Fe(s), é a redução do óxido ferroso (FeO) com monóxido de carbono (CO).Utilizando as equações termoquímicas abaixo e baseando-se na Lei de Hess, qual é o valor de“x”:

Fe2O3(s) + 3 CO(g) → 2 Fe(s) + 3 CO2(g)            ∆H = -25 kJ
3 FeO(s) + CO2(g) → Fe3O4(s) + CO(g)           ∆H = -36 kJ
2 Fe3O4(s) + CO2(g) → 3 Fe2O3(s) + CO(g)       ∆H = +47 kJ

FeO(s) + CO(g) → Fe(s) + CO2(g)        ∆H = x

4-) Dadas as seguintes equações termoquímicas:
2 H2(g) + O2(g)             → 2 H2O(ℓ)                                                 ∆H = -571,5 kJ
N2O5(g) + H2O(ℓ)           → 2 HNO3(ℓ)                                             ∆H = -76,6 kJ
½ N2(g) + 3/2 O2(g) + ½ H2(g) → HNO3(ℓ)                                  ∆H = -174,1 kJ


Baseado nessas equações, determine a variação de entalpia a respeito da formação de 2 mols de N2O5(g) a partir de 2 mols de N2(g) e 5 mols de O2(g).

5-) O valor do ΔH da seguinte reação é difícil de se medir experimentalmente:
C (graf) + 2 H2 (g) → CH4 (g), ΔH = ?
No entanto, são conhecidos os valores de ΔH das seguintes reações:

1) C (graf) + O2 (g)        → CO2 (g)                          ΔH = - 94,1 kcal
2) H2 (g) + ½ O2 (g)      → H2O (l)                           ΔH = - 68,3 kcal
3) CH4 (g) + 2 O2 (g)    → CO2 (g) + 2 H2O (l)       ΔH3 = - 212,8 kcal

Calcule o ΔH da reação do carbono grafite com o gás hidrogênio e diga se a reação é endotérmica ou exotérmica.

 Boa Sorte!


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

VIAJAR PARA FICAR

POR QUE VIAJAR??


Costão do Santinho/ Florianopolis
Jardim Botânico- Curitiba

Costão do Santinho/ Florianopolis

Jardim Botânico- Curitiba

Vejo as viagens de estudo como uma das estratégias mais estimuladoras realizadas no ambiente escolar, a saída do ambiente escolar e a conseqüente carga de responsabilidade de estar fora de sua zona de conforto, extrai de cada  aluno o seu melhor, principalmente ao considerarmos que sim, ele extrapola o seu dia a dia, mas com o objetivo de adquirir conhecimento, pois a viagem de estudo é mais do que um passeio, é uma situação de aprendizagem que favorece o conhecimento de novas realidades e reforça conceitos já vistos em sala de aula. As atividades culturais - como visita a museus, passeio a lugares históricos ou ida ao teatro - ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimentos do aluno.
Além disso, a convivência em ambiente diferenciado estimula o desenvolvimento de relações baseadas em afeição, responsabilidade pelo outro, cuidado com o ambiente visitado, pois no geral o grupo acaba se reconhecendo como uma pequena comunidade e a tendência geral e preservar esta comunidade.

“São também importantes para a socialização - as crianças podem conviver em ambientes e situações desvinculadas do ambiente de sala de aula - e para a motivação, porque faz com que os alunos voltem do passeio com mais desejo de continuar aprendendo sobre os temas"
"Os passeios são fundamentais para a formação integral dos estudantes. Toda escola precisa ensinar as disciplinas básicas, mas as boas escolas vão além e oferecem atividades complementares, como por exemplo passeios", diz Andrea Ramal, doutora em educação pela PUC-Rio. 
A atividade pode ser considerada letiva quando tem um objetivo pedagógico. Os pais devem verificar na comunicação enviada pela escola qual é o objetivo proposto. Para que a criança aprenda no passeio, o planejamento é fundamental. Tudo precisa ser muito bem preparado para que o aluno entenda o que vai ver e para que aquela experiência faça sentido. Mesmo a convivência e a socialização têm também implicações educacionais", complementa Andrea Ramal.






Referencias Bibliográficas


domingo, 21 de setembro de 2014

Viagem a SP

               Em fevereiro deste ano um grupo de professoras se reuniu com o objetivo de realizar o planejamento das aulas para 2014, a intenção era realizar durante o ano atividades relacionadas ao conteúdo e que tivessem um atrativo ao aluno, queríamos que o aluno tivesse vontade de vir a escola, assim surgiu o Projeto Viagens que eu particularmente passei a chamar VIAJAR PARA FICAR.  
Nas várias etapas deste projeto nos deparamos com alunos, atentos, responsáveis, educados e dispostos, um comportamento que se repetiu em  mais essa etapa:

              A viagem a São Paulo que aconteceu na última semana foi um momento de aprendizado, de criação de novas amizades e aprofundamento das antigas, partilhamos muito carinho e aprendemos juntos a viver em comunidade e apreciar um local muito diferente que além de nos encantar nos ensinou a valorizar tudo que temos em nossa cidade e como somos responsáveis pelo futuro que nos espera tanto pessoal como na esfera da cidadania.
             Obrigado a todos que fizeram esta viagem acontecer e aos estiveram juntos obrigado pela companhia de vocês.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Trabalho sobre os capitulos 2,3,4,e 5 2014 FP

Trabalho 3o Bimestre 2as Ensino Médio



Orientações:
1-) Este trabalho se destina aos aulos da 2a série do Ensino Médio da Escola Feliciano Pires;
2-) O aluno deve recortar as questões e colar no Word para depois responde-las;
3-) Após concluir o trabalho deve salva-lo e enviar anexo por email a professora Márcia Antonia. (mbichopapao@hotmail.com)

Bom trabalho a todos, lembrem-se que o prazo de entrega é 22/09/20014.

Professora Márcia Antonia


DISCIPLINA:  QUÍMICA
PROFESSOR:  MÁRCIA ANTONIA                /2º _____Ensino Médio                           NOTA:
ALUNOS: ___________________________________________________________
Brusque, _____ de ___________________________ de 2014.

Trabalho/2º Bimestre

1-)As propriedades coligativas explicam uma série de fenômenos que observamos no cotidiano. A respeito desse assunto, julgue os itens como Verdadeiros ou Falsos:
a)      Quando colocamos gelo dentro de um copo e o colocamos sobre a mesa, num dia quente de verão, a água que aparece na superfície externa do copo deve-se ao fenômeno conhecido como osmose.
b)      Ao dissolvermos, em água do mar, um pouco de açúcar, a pressão de vapor da água diminui.
c)      A adição de aditivos na água de refrigeração torna possível a diminuição da temperatura dos sistemas.
d)     Em certas regiões do interior é comum salgar pedaços de carne, pois em presença do sal, por osmose, a água atravessa a membrana celular, desidratando o alimento.
e)      Ao nível do mar, os sucos congelam a uma temperatura inferior a 0ºC.
f)       Os alimentos cozinham mais rapidamente na panela de pressão, pois a temperatura de ebulição da água no seu interior é maior.
g)      Ao nível do mar, se você aquecer um recipiente contendo café preparado, o líquido entrará em ebulição a uma temperatura superior a 100ºC.

2-) (Cesgranrio 2004) É muito comum o uso de aditivos químicos para a preservação e conservação de produtos alimentícios por um tempo maior e, também, para melhorar o aspecto visual, o odor e o sabor de alimentos. Dois bons exemplos são o processo de salgamento da carne e a utilização de fermentos químicos e biológicos nas massas para bolos. Os microorganismos presentes na carne são a causa da decomposição natural. Com o processo de salgamento, o meio se torna hipertônico e, por isso, ela se conserva por um tempo maior.
Já a utilização de fermentos químicos à base de bicarbonato de sódio (hidrogeno carbonato de sódio) faz com que a massa cresça em virtude do gás carbônico oriundo do fermento, o que torna o bolo mais saboroso e atraente.
 A conservação da carne pelo processo citado impede o desenvolvimento de agentes decompositores que morrem em decorrência da(o):
a) osmose, pois as suas células desidratam.
b) osmose, pois as suas células ganham água provocando o rompimento da membrana plasmática.
c) difusão, pois a perda de sais de suas células torna o meio intracelular mais hipotônico.
d) difusão facilitada, pois a perda de sais de suas células torna o meio mais hipotônico.
e) transporte ativo, pois as suas células ganham sais tornando o meio intracelular hipertônico.

3-)(Ufrn 2005) Um béquer de vidro, com meio litro de capacidade, em condições normais de temperatura e pressão, contém 300 mL de água líquida e 100 g de gelo em cubos.
Adicionando-se, nesse mesmo béquer, uma porção de sal de cozinha (NaCØ), deve-se esperar que, durante a
dissolução, ocorra
a) aumento da fase sólida.
b) elevação da temperatura.
c) abaixamento da temperatura.
d) diminuição da fase líquida.

4-)  (Uem 2004) Considere duas soluções A e B. A solução A é constituída de 1,0 L de AØ‚(SO„)ƒ(aq) 0,15 mol/L e a solução B é constituída de 1,0 L de Ba(NOƒ)‚(aq) 0,15 mol/L. Sabendo-se que os sais estão 100% ionizados nas soluções e que ambas estão ao nível do mar, assinale o que for correto.
01) A solução A possui menor temperatura de congelação do que a solução B.
02) A solução B entra em ebulição a uma temperatura menor do que a solução A.
04) A solução A possui maior pressão osmótica que a solução B.
08) Misturando-se as duas soluções, a concentração de íons Ba£® é de 0,30 mol/L.
16) Uma solução de glicose 0,15 mol/L apresentará efeito coligativo superior ao da solução A.
32) Crioscopia é a propriedade coligativa que corresponde à diminuição da pressão de vapor de um líquido.
Apresente a soma das questões assinaladas:

5-) (Ufc 2004) Durante o processo de produção da "carne de sol" ou "carne seca", após imersão em salmoura (solução
aquosa saturada de cloreto de sódio), a carne permanece em repouso em um lugar coberto e arejado por cerca de três
dias. Observa-se que, mesmo sem refrigeração ou adição de qualquer conservante, a decomposição da carne é retardada.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente o processo responsável pela conservação da "carne de sol".
a) Formação de ligação hidrogênio entre as moléculas de água e os íons Na® e Cl−.
b) Elevação na pressão de vapor da água contida no sangue da carne.
c) Redução na temperatura de evaporação da água.
d) Elevação do ponto de fusão da água.
e) Desidratação da carne por osmose.


6-) (UFMG) Entre as reações indicadas, a única que envolve transferência de elétrons é:
a) AgNO3 (aq) + NaCl(aq) --> AgCl(s) + NaNO3(aq)

b) CaCO3(s) --> CaO(s) + CO2(g)
c) CaO(s) + H2O(l) --> Ca(OH)2(aq)
d) H2O2(l) --> 2H2O(l) + O2(g)
e) Pb2+(aq) +2Cl - --> PbCl2(s)


7-) (PUC-MG/JUNHO) Um dos métodos empregados para remover a cor escura da superfície de objetos de prata consiste em envolvê-los em folha de alumínio e mergulhar o sistema am água fervente com sabão de coco (meio básico). A equação que representa a reação é:
     Al(s) + Ag2S(s)  http://www.vestibulandoweb.com.br/quimica/seta.gif Al+3(aq) + S-2(aq) + Agº(s)
Em relação à transformação ocorrida, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) O alumínio sofre oxidação e, portanto, é o agente redutor.
b) O composto Ag2S é o agente oxidante, pois contém o elemento prata (Ag) que provoca a oxidação.
c) A soma dos coeficientes mínimos e inteiros das espécies químicas, após o balanceamento da equação, é igual a 16.
d) O número de oxidação do Al varia de 0 para +3 no processo.
e) A prata doa elétrons, e seu número de oxidação passa de +1 para 0.


8-) Pilhas são dispositivos nos quais energia química é convertida em energia elétrica, através de reações de oxi-redução. Sendo dada a série eletroquímica em ordem crescente de reatividade como se segue: ouro, prata, cobre, hidrogênio, níquel, ferro, zinco e manganês, analise as afirmativas abaixo.
I. espécies químicas situadas antes do hidrogênio têm caráter anódico em relação as que os seguem;
II. a maior diferença de potencial (ddp) na série dos elementos zinco e manganês;
III. a energia química da pilha Zn-Ni é maior do que da pilha Zn-Fe.
Dentre as afirmativas acima marque a opção correta:
a) apenas I é verdadeira;                d) II e III são verdadeiras;
b) apenas II é verdadeira;              e) apenas III.
c) I e II são verdadeiras;


9-) As reações com substâncias capazes de gerar corrente elétrica têm permitido ao
homem construir pilhas cuja utilização é bastante ampla no mundo moderno.
Com base nos conhecimentos sobre eletroquímica, pode-se afirmar sobre o funcionamento
das pilhas:
( ) A diferença de potencial independe da concentração das soluções empregadas.
( ) Com o uso, a diferença de potencial se reduz.
( ) Os elétrons fluem em direção ao cátodo.
( ) No ânodo, ocorre redução.
( ) No eletrodo, onde ocorre oxidação, há aumento de massa.


10-) (UDESC 2008)
Os principais fenômenos estudados pela eletroquímica são a produção de corrente elétrica, através de uma reação química (pilha), e a ocorrência de uma reação
química, pela passagem de corrente elétrica (eletrólise). Com relação a esses fenômenos, analise as proposições abaixo.
I - As pilhas comuns são dispositivos que aproveitam a transferência de elétrons em uma reação de oxirredução, produzindo uma corrente elétrica, através de um condutor.
II - Em uma pilha a energia elétrica é convertida em energia química.
III - O fenômeno da eletrólise é basicamente contrário ao da pilha, pois enquanto na pilha o processo químico é espontâneo (ΔEº > 0), o da eletrólise é não-espontâneo (ΔEº < 0).
Assinale a alternativa correta.
a)          Somente a proposição II é verdadeira.
b)          Somente as proposições I e II são verdadeiras.
c)           Somente as proposições I e III são verdadeiras.
d)          Somente a proposição I é verdadeira.
e)          Todas as proposições são verdadeiras.

QUESTÕES BONUS:
1-)Os fabricantes e importadores estão obrigados, por lei, a recolher as baterias usadas em telefones celulares por conterem metais pesados como o mercúrio, o chumbo e o cádmio. Assinale a afirmativa correta.
a) esses três metais são classificados como elementos de transição;
b) esses metais são sólidos à temperatura ambiente;
c) os elementos de massa molar elevada são denominados de metais pesados;
d) a pilha que não contém metais pesados pode ser descartada no lixo doméstico;
e) a contaminação da água por metais pesados ocorre devido a sua grande solubilidade neste solvente.

2-) Numa pilha eletroquímica sempre ocorre:
a)      Redução no ânodo.
b)      Movimentação de elétrons no interior da solução eletrolítica.
c)      Passagem de elétrons, no circuito externo, do cátodo para o ânodo.
d)     Reação de neutralização.
e)      Uma reação de oxirredução.