terça-feira, 23 de junho de 2015

Trabalho de Física (terceiras)



Nomes: ___________________________________________________Sala_________________
Data:_____________________________________________________Nota:_________________
Trabalho de Física
Associação de Resistores Mista
Encontre a resistência equivalente nos seguintes circuitos:
1-)

 
2-)











3-)

















4-)

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Trabalho das Terceiras/ Segundo Bimestre

Compostos orgânicos e a alimentação


Para o segundo bimestre teremos o trabalho envolvendo a alimentação e para estimular as turmas começamos com uma aula destinada aos alimentos e fizemos um grande lanche comunitário onde cada grupo ficou encarregado de trazer um alimento representando um grupo alimentar, inclusive a professora que ficou encarregada da glicose.
Após a degustação temos a parte mais difícil, falar sobre os alimentos que ingerimos, assim, quero que cada grupo siga as seguintes etapas:

1-) Pesquisar o tema do grupo e determinar sua importância na alimentação diária e os possíveis perigos a saúde sobre a falta ou excesso de consumo do mesmo.
2-) Apresentar alguns compostos orgânicos diretamente envolvidos com os alimentos em questão ( só os principais).
3-) Preparar uma apresentação de no máximo 10 minutos usando mídia digital obrigatoriamente. Caso o grupo necessite de caixa de som favor avisar a professora.
4-) Lembrar de enviar um relatório constando o que cada membro do grupo fez durante a execução do trabalho. É importante que as tarefas sejam bem divididas.
5-) As datas de apresentação serão marcadas em cada turma separadamente.

Email de contato da professora: mbichopapao@hotmail.com 

Divirtam-se,
Professora Márcia Antônia.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Trabalho das Primeiras 2015


Trabalho das 1as Ensino Médio/2015

Trabalho sobre as Reações Químicas


Experiências


1-)A sala irá se dividir em grupos de no máximo 6 pessoas.

2-) Cada grupo deverá pesquisar e selecionar uma experiência envolvendo uma reação química onde apareça:(1) liberação de gás e/ou (2) liberação de calor e/ou (3) mudança de cor.

3-) A experiência selecionada deverá passar pela aprovação da professora de Química antes de b ser executada.

4-) Cada grupo deverá testar a experiência com antecedência, para que não haja problemas de última hora.

5-) As experiências deverão ser apresentadas para a sala, as apresentações acontecerão na última quinzena de Abril/2015 e deverão ser registradas através de fotos ou filmagens que serão enviadas a professora de Química.

6-) Após as apresentações cada grupo enviará um relatório para o email da professora constando o que cada membro do grupo fez durante a execução do trabalho. (mbichopapao@hotmail.com)



quarta-feira, 18 de março de 2015

Trabalho do 1o Bimestres dos Terceirões


Trabalho do 1o Bimestres dos Terceirões



Durante o primeiro bimestre as turmas do Terceiro ano irão se dividir em grupos e farão um modelo de um composto orgânico que será apresentado para a sala conforme calendário de apresentações . Segue as informações necessárias para o desenvolvimento deste trabalho:

1-) O grupo deverá construir uma maquete de isopor ou outro material adequado, obedecendo o desenho escolhido no livro didático em sala de aula. A maquete deve conter o nome do composto e também a identificação do grupo e sala responsável por sua confecção.
2-) Cada grupo fará uma pesquisa sobre o composto escolhido, dando preferência aos seguintes itens:
* O que é o composto?
* Qual sua utilidade ?
* De que maneira afeta nosso dia a dia?
* Tem propriedades tóxicas?
* Curiosidades
3-) A apresentação obrigatoriamente será feita através de data show, havendo necessidade de caixa de som o grupo deverá comunicar a professora.
Se for possível apresentar uma amostra do composto.

OBS.:Cada grupo deverá dividir as tarefas necessárias a realização do trabalho, e até o final das apresentações deverão enviar um relatório descrevendo como essas tarefas foram concluídas e por quem, este relatório deverá ser enviado parambichopapao@hotmail.com 

Bom trabalho a todos, o calendário será postado assim que forem confirmadas as datas com o Professor de informática.
Até mais,

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Trabalho sobre a Lei de Hess - 2as EM

Trabalho sobre a Lei de Hess - 2as EM

Este trabalho é proposto aos alunos do 2o ano do EM matutino e vespertino para ser feito como segue:

1-) Pode ser feito em duplas ou individual.
2-) Deve ser entregue até o próximo dia 26/11/2014 em mãos.
3-) As resoluções devem constar da folha de resposta a ser entregue.
DISCIPLINA:  QUÍMICA
PROFESSOR:  MÁRCIA ANTONIA                /2º _____Ensino Médio                           NOTA:
ALUNO: ___________________________________________________________
Brusque, _____ de ___________________________ de 2014.

Avaliação 4º Bimestre
Obs:Respostas a caneta e sem rasuras, questões rasuradas serão
 anuladas.Todos os cálculos devem constar da folha de prova.

1-) Cerca de 90% do ácido nítrico, principal matéria-prima dos adubos à base de
nitratos, são obtidos pela reação de oxidação da amônia pelo O2, em presença de catalisador-platina com 5% a 10% de paládio ou de ródio (ou de ambos) - a uma temperatura de 950°C. A reação é representada pela equação:

6 NH3(g) + 9 O2(g)       2 HNO3(g) + 4 NO(g) + 8 H2O(g).
Essa reação ocorre nas seguintes etapas:
I – 6 NH3(g) + 15/2 O2(g)       6 NO(g) + 9 H2O(g)                       ∆H = -1359 kJ
II – 3 NO(g) + 3/2 O2(g)          3 NO2(g)                                      ∆H = - 170 kJ
III – 3 NO2(g) + H2O(g)         2 HNO3(g) + NO(g)                        ∆H = - 135 kJ

Com base nas informações relativas às três etapas envolvidas na produção de ácido nítrico, calcule,em KJ, a variação de entalpia correspondente à síntese de um mol desse ácido.

2-) Considere o Benzeno (C6H6) pode ser obtido a partir de hexano (C6H14) por reforma catalítica. Considere as reações de combustão:

H2(g)    +    ½ O2(g)        ---->    H2O(l)                                     ΔH = -286 KJ/mol
C6H6(l)  +  15/2 O2(g)   ---->   6CO2(g) +   3H2O(l)             ΔH = -3268 KJ/mol
C6H14(l)  +   19/2 O2(g)  -----> 6CO2(g) + 7H2O(l)                   ΔH = -4163 KJ/mol

Pode-se então afirmar que na formação de 1 mol de benzeno, a partir do hexano, há:
a.     Liberação de 249 KJ
b.    Absorção de 249 KJ
c.     Liberação de 609 KJ
d.    Absorção de 609 KJ
e.    Liberação de 895 KJ

3-) Um passo do processo de produção de ferro metálico, Fe(s), é a redução do óxido ferroso (FeO) com monóxido de carbono (CO).Utilizando as equações termoquímicas abaixo e baseando-se na Lei de Hess, qual é o valor de“x”:

Fe2O3(s) + 3 CO(g) → 2 Fe(s) + 3 CO2(g)            ∆H = -25 kJ
3 FeO(s) + CO2(g) → Fe3O4(s) + CO(g)           ∆H = -36 kJ
2 Fe3O4(s) + CO2(g) → 3 Fe2O3(s) + CO(g)       ∆H = +47 kJ

FeO(s) + CO(g) → Fe(s) + CO2(g)        ∆H = x

4-) Dadas as seguintes equações termoquímicas:
2 H2(g) + O2(g)             → 2 H2O(ℓ)                                                 ∆H = -571,5 kJ
N2O5(g) + H2O(ℓ)           → 2 HNO3(ℓ)                                             ∆H = -76,6 kJ
½ N2(g) + 3/2 O2(g) + ½ H2(g) → HNO3(ℓ)                                  ∆H = -174,1 kJ


Baseado nessas equações, determine a variação de entalpia a respeito da formação de 2 mols de N2O5(g) a partir de 2 mols de N2(g) e 5 mols de O2(g).

5-) O valor do ΔH da seguinte reação é difícil de se medir experimentalmente:
C (graf) + 2 H2 (g) → CH4 (g), ΔH = ?
No entanto, são conhecidos os valores de ΔH das seguintes reações:

1) C (graf) + O2 (g)        → CO2 (g)                          ΔH = - 94,1 kcal
2) H2 (g) + ½ O2 (g)      → H2O (l)                           ΔH = - 68,3 kcal
3) CH4 (g) + 2 O2 (g)    → CO2 (g) + 2 H2O (l)       ΔH3 = - 212,8 kcal

Calcule o ΔH da reação do carbono grafite com o gás hidrogênio e diga se a reação é endotérmica ou exotérmica.

 Boa Sorte!


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

VIAJAR PARA FICAR

POR QUE VIAJAR??


Costão do Santinho/ Florianopolis
Jardim Botânico- Curitiba

Costão do Santinho/ Florianopolis

Jardim Botânico- Curitiba

Vejo as viagens de estudo como uma das estratégias mais estimuladoras realizadas no ambiente escolar, a saída do ambiente escolar e a conseqüente carga de responsabilidade de estar fora de sua zona de conforto, extrai de cada  aluno o seu melhor, principalmente ao considerarmos que sim, ele extrapola o seu dia a dia, mas com o objetivo de adquirir conhecimento, pois a viagem de estudo é mais do que um passeio, é uma situação de aprendizagem que favorece o conhecimento de novas realidades e reforça conceitos já vistos em sala de aula. As atividades culturais - como visita a museus, passeio a lugares históricos ou ida ao teatro - ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimentos do aluno.
Além disso, a convivência em ambiente diferenciado estimula o desenvolvimento de relações baseadas em afeição, responsabilidade pelo outro, cuidado com o ambiente visitado, pois no geral o grupo acaba se reconhecendo como uma pequena comunidade e a tendência geral e preservar esta comunidade.

“São também importantes para a socialização - as crianças podem conviver em ambientes e situações desvinculadas do ambiente de sala de aula - e para a motivação, porque faz com que os alunos voltem do passeio com mais desejo de continuar aprendendo sobre os temas"
"Os passeios são fundamentais para a formação integral dos estudantes. Toda escola precisa ensinar as disciplinas básicas, mas as boas escolas vão além e oferecem atividades complementares, como por exemplo passeios", diz Andrea Ramal, doutora em educação pela PUC-Rio. 
A atividade pode ser considerada letiva quando tem um objetivo pedagógico. Os pais devem verificar na comunicação enviada pela escola qual é o objetivo proposto. Para que a criança aprenda no passeio, o planejamento é fundamental. Tudo precisa ser muito bem preparado para que o aluno entenda o que vai ver e para que aquela experiência faça sentido. Mesmo a convivência e a socialização têm também implicações educacionais", complementa Andrea Ramal.






Referencias Bibliográficas


domingo, 21 de setembro de 2014

Viagem a SP

               Em fevereiro deste ano um grupo de professoras se reuniu com o objetivo de realizar o planejamento das aulas para 2014, a intenção era realizar durante o ano atividades relacionadas ao conteúdo e que tivessem um atrativo ao aluno, queríamos que o aluno tivesse vontade de vir a escola, assim surgiu o Projeto Viagens que eu particularmente passei a chamar VIAJAR PARA FICAR.  
Nas várias etapas deste projeto nos deparamos com alunos, atentos, responsáveis, educados e dispostos, um comportamento que se repetiu em  mais essa etapa:

              A viagem a São Paulo que aconteceu na última semana foi um momento de aprendizado, de criação de novas amizades e aprofundamento das antigas, partilhamos muito carinho e aprendemos juntos a viver em comunidade e apreciar um local muito diferente que além de nos encantar nos ensinou a valorizar tudo que temos em nossa cidade e como somos responsáveis pelo futuro que nos espera tanto pessoal como na esfera da cidadania.
             Obrigado a todos que fizeram esta viagem acontecer e aos estiveram juntos obrigado pela companhia de vocês.