terça-feira, 29 de outubro de 2013
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
Só acredito Lendo II
Nosso projeto começou de maneira muito divertida. No embalo do sucesso da série Percy Jackson e os Olimpianos, promovemos uma ida ao cinema para assistir ao filme "Mar dos Monstros". Nosso objetivo foi chamar atenção dos alunos para a história e despertar a vontade de conhecer melhor esta história através da leitura da serie que se encontra disponível em nossa Biblioteca, doada por nossa APP.
Divirtam-se conosco:
Divirtam-se conosco:
Projeto Só Acredito Lendo!
Iniciamos esta semana o projeto "Só acredito Lendo". É um projeto de revitalização da biblioteca da Escola Feliciano Pires. Os alunos do Ensino Médio incentivados pelos professores trabalharam na arrecadação de recursos para que possamos adquirir para a Biblioteca novos livros, inclusive os títulos que chamam a atenção dos jovens e adolescentes que são nossos alunos.
O projeto contará com as doações de alunos, pais , professores e empresas da região, a lista de livro a serem adquiridos será feita por alunos do comitê do projeto, constituído por representantes das 1as e 2as séries do Ensino Médio.
Os novos livros estarão disponíveis na Biblioteca da escola onde poderão ser emprestados por 15 dias com direito a renovação por mais 15 dias.
Você também pode doar, basta pegar aquele livro que esta ai parado, acumulando poeira e trazer até a escola, ele vai ser bem recebido e bem cuidado, e você vai ter a felicidade de partilhar o incrível mundo da leitura com muitas pessoas....
O projeto contará com as doações de alunos, pais , professores e empresas da região, a lista de livro a serem adquiridos será feita por alunos do comitê do projeto, constituído por representantes das 1as e 2as séries do Ensino Médio.
Os novos livros estarão disponíveis na Biblioteca da escola onde poderão ser emprestados por 15 dias com direito a renovação por mais 15 dias.
Você também pode doar, basta pegar aquele livro que esta ai parado, acumulando poeira e trazer até a escola, ele vai ser bem recebido e bem cuidado, e você vai ter a felicidade de partilhar o incrível mundo da leitura com muitas pessoas....
sábado, 26 de outubro de 2013
A química e a culinária II !
Durante as aulas de química com a 2a série do Ensino Médio Inovador, aproveitamos para aplicar os conhecimentos adquiridos no Estudo das Soluções em uma deliciosa receita culinária, afinal a química esta sempre presente na culinária e todo chef é também um pouco químico, sendo assim, decidimos fazer panquecas e o resultado com certeza foi delicioso, afinal nesta mistura homogênea, o que valia mesmo era o sabor!
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Material para culinária pronto! |
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Pesando
os ingredientes!
|

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Então hora de comer! |
A química e a culinária!
A Química do Bolo de Chocolate
21 de maio de 2013
Durante as aulas de química do primeiro ano é comum estudarmos as reações químicas, pois fazem parte do currículo. Com o objetivo de alcançar uma melhor percepção de como as reações acontecem, a professora utilizou a culinária, onde é claro as reações acontecem o tempo todo. Seguindo este objetivo, colocamos mãos a obra e passamos a confecção de um bolo de chocolate com cobertura, uma reação química que além de demonstrar vários conceitos, como a homogeneidade, misturas de componentes, liberação de oxigênio, absorção de calor, entre outras, teve um resultado delicioso: 5 bolos de chocolate, que foram degustados pelos alunos, professores e funcionários presentes.
Participaram desta experiência os alunos da 1ª série do Ensino Médio Inovador na aula de Química da Professora Márcia Antonia.Segue a receita do Bolo:
Bolo de Chocolate com Cobertura
Ingredientes da Massa
4 ovos
2 xícaras de açúcar(rasa)
3 colheres de sopa de margarina
1 xícara de chocolate em pó
2 xícaras de farinha de trigo (bem cheias)
1 xícara de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
Ingredientes da Cobertura
½ barra de chocolate meio amargo
½ barra de chocolate ao leite
1 caixa de creme de leite
Modo de fazer
Bata as claras em neve e reserve. Em outra vasilha coloque as gemas o açúcar e a margarina e bata até esbranquiçado, em seguida acrescente o chocolate, bata até ficar homogêneo, na sequencia coloque o trigo e o leite mexendo delicadamente, por ultimo as claras em neve e o fermento. Leve para assar em forno aquecido a 180º C.
Para a cobertura derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas e acrescente o creme de leite mexendo até ficar homogêneo.
Profª. Márcia Antonia
quinta-feira, 24 de outubro de 2013
Trabalho Capítulos 2, 3, 4 e 5
Olá 2as,
Segue o trabalho conforme combinado. Este trabalho pode ser feito em duplas e deve ser entregue até 20/11/2013 através do email: mbichopapao@hotmail.com.
Boa sorte,
Abraços,
Profa.Márcia Antonia
Segue o trabalho conforme combinado. Este trabalho pode ser feito em duplas e deve ser entregue até 20/11/2013 através do email: mbichopapao@hotmail.com.
Boa sorte,
Abraços,
Profa.Márcia Antonia
Escola:_____________________________________________________________
Disciplina: Química Profª
Marcia Antônia Moreira
Nota:__________
Aluno(a): ________________________________________ Data:
___/___/2013
Trabalho de Química
1-)(UCDB-MT) As propriedades coligativas das
soluções dependem:
a)
Da pressão máxima de vapor do líquido.
b)
Da natureza das partículas dispersas na solução.
c)
Da natureza do solvente, somente.
d) Do
número de partículas dispersas na solução.
e)
Da temperatura de ebulição do líquido.
2-) Os médicos aconselham às mães a dar soro caseiro para os filhos
quando estes estão com diarreia ou vômito, pois isso faz com que o organismo
das crianças perca muita água. Para fazer soro caseiro, a mãe mistura, em um
litro de água fervida, uma colher de chá de açúcar e meia colher de chá de sal.
a)
Por que é importante seguir exatamente essas medidas?
b)
Que propriedade coligativa está relacionada com esse processo?
3-)(Vunesp)
O filme “Erin Brockowich” é baseado num fato, em que o emprego de crômio
hexavalente
numa usina termoelétrica provocou um número elevado de
casos de câncer entre os habitantes de uma
cidade vizinha. Com bases somente nessa informação,
dentre os compostos de fórmulas :
CrCl3 CrO3
Cr2O3 K2CrO4 K2Cr2O7
(1) (2) (3) (4) (5)
Pode-se afirmar que não seriam potencialmente
cancerígenos:
a) o composto 1, apenas
b) o composto 2, apenas
c) os compostos 1 e 3, apenas
d) os compostos 1, 2 e 3, apenas
e) os compostos 2, 4 e 5, apenas
4-)(UFRRJ) Os talheres
de prata têm um grande inconveniente: ficam escuros e perdem o brilho. Se os
lavarmos em uma bacia que contenha metais menos nobres, escurecerão. Se
entrarem em contato com ovos, perderão o brilho. E isto se dá porque os ovos
são ricos em enxofre, o qual se liga à prata formando um composto insolúvel: o sulfeto
de prata.
Na reação da prata com o enxofre, a
prata:
a) sofre redução.
b) recebe um elétron.
c) sofre oxidação.
d) passa de Ag+
5-)(UFPE) – Considere uma cela galvânica
formada por semicelas-padrão de cobre e de zinco, cujos potenciais de redução
são os seguintes:
Cu2+ + 2 e- → Cu Eº = + 0,34 V
Zn2+ + 2 e- → Zn Eº = - 0,76 V
É correto afirmar que:
a) os elétrons no circuito externo fluirão do eletrodo de cobre para o
eletrodo de zinco.
b) o potencial-padrão da cela é – 0,42 V.
c) quando o equilíbrio for atingido não haverá diferença de potencial
entre os eletrodos.
d) os íons zinco são reduzidos a zinco metálico.
e) o eletrodo de cobre é o cátodo.
6-). (PUC-PR) – Uma
célula galvânica é constituída de 2 eletrodos:
1º eletrodo: 1 lâmina de ferro metálico submersa numa solução de FeSO4 1
mol/L.
2º eletrodo: 1 lâmina de prata metálica submersa numa solução de AgNO3 1
mol/L.
Sabendo que os potenciais normais de redução desses dois elementos são:
Fe2+ + 2 e- → Fe Eº = - 0,44 V
Ag+ + e- → Ag Eº = + 0,80 V
o potencial dessa célula, quando os dois eletrodos são ligados entre si
internamente por uma ponte salina e
externamente por um fio de platina, será:
a) +0,36 V b) -0,36 V c) -1,24 V d) -1,36 V e) +1,24 V
7-)-(MACK) Em uma pilha com eletrodos de zinco e de cobre, com
circuito fechado, ocorre:
a) o potencial do eletrodo de zinco diminui e o do cobre aumenta;
b) o potencial do dois eletrodos diminui;
c) o potencial do eletrodo de zinco aumenta e o do cobre diminui;
d) o potencial dos dois eletrodos aumenta;
e) o potencial dos dois eletrodos não se altera.
a) o potencial do eletrodo de zinco diminui e o do cobre aumenta;
b) o potencial do dois eletrodos diminui;
c) o potencial do eletrodo de zinco aumenta e o do cobre diminui;
d) o potencial dos dois eletrodos aumenta;
e) o potencial dos dois eletrodos não se altera.
8-)(MACK) Uma cela
eletroquímica é constituída pelas semicelas Cr // Cr+3 e Ag // Ag+ cujos
valores potenciais E0 são:
Cr(s) ® Cr+3(aq) + 3e- E0 = +0,75 volts
Ag (s) ® Ag+(aq) + e- E0 = -0,80 volts
Quando a cela está em funcionamento, á FALSA a afirmação de que:
a) O eletrodo, onde ocorre oxidação é o ânodo da cela.
b) A voltagem da cela é de 1,55 volts.
c) O cromo metálico reage e forma Cr+3.
d) Os íons negativos e positivos se movimentam através da solução, mas em direções opostas.
e) Os elétrons passam através do voltímetro, da prata para o cromo.
Cr(s) ® Cr+3(aq) + 3e- E0 = +0,75 volts
Ag (s) ® Ag+(aq) + e- E0 = -0,80 volts
Quando a cela está em funcionamento, á FALSA a afirmação de que:
a) O eletrodo, onde ocorre oxidação é o ânodo da cela.
b) A voltagem da cela é de 1,55 volts.
c) O cromo metálico reage e forma Cr+3.
d) Os íons negativos e positivos se movimentam através da solução, mas em direções opostas.
e) Os elétrons passam através do voltímetro, da prata para o cromo.
Questões Bônus:
1-) Em uma pilha de zinco e chumbo, a
reação que ocorre é a seguinte:
Assinale a proposição
falsa:
a) O pólo negativo é o
eletrodo de zinco
b) O cátodo é o
eletrodo de zinco.
c) O eletrodo de zinco
sofre corrosão.
d) No circuito
externo, os elétrons fluem do eletrodo de zinco para o eletrodo de chumbo.
e) Na solução a
corrente elétrica é formada por íons.
2-) As propriedades coligativas explicam uma série de fenômenos que
observamos no cotidiano. A respeito desse assunto, julgue os itens:
a)
Quando colocamos gelo dentro de um copo e o colocamos sobre a mesa, num dia
quente de verão, a água que aparece na superfície externa do copo deve-se ao
fenômeno conhecido como osmose.
b) Ao
dissolvermos, em água do mar, um pouco de açúcar, a pressão de vapor da água
diminui.
c) A
adição de aditivos na água de refrigeração torna possível a diminuição da
temperatura dos sistemas.
d) Em certas
regiões do interior é comum salgar pedaços de carne, pois em presença do sal,
por osmose, a água atravessa a membrana celular, desidratando o alimento.
e) Ao
nível do mar, os sucos congelam a uma temperatura inferior a 0ºC.
f)
Os alimentos cozinham mais rapidamente na panela de pressão, pois a temperatura
de ebulição da água no seu interior é maior.
g) Ao
nível do mar, se você aquecer um recipiente contendo café preparado, o líquido
entrará em ebulição a uma temperatura superior a 100ºC.
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